Ponto de Partida encanta o público e abre Balaio de Arte e Cultura em grande estilo
A abertura do Balaio de Arte e Cultura nessa quinta-feira (03) levou centenas de pessoas para a avenida Getúlio Vargas. A programação começou com uma passeata de estudantes e terminou em grande estilo com a apresentação da peça “Presente de Vô” do grupo Ponto de Partida. Pela primeira vez em praça pública, o Balaio 2015 vai até o dia 07 de setembro mostrando a riqueza da cultura mineira.
A programação foi aberta ao público pelos estudantes das escolas presentes na avenida Getúlio Vargas. Eles percorreram a área de exposições de artes e grafitagem, que este ano prestam homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubistchek e foram até a estátua do homem do balaio. O monumento em homenagem ao homem do campo é tombado pelo Patrimônio Histórico, mas está bastante danificado e o Balaio pede a sua restauração.
A programação ainda contou com apresentação do Projeto Renascer no Palco Mais, show de Glaucia Nasser no Teatro Municipal, Vilmar Carvalho no praça do Coreto e do Grupo Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí no Palco Espetáculo instalado na Praça do Fórum. A enorme estrutura ficou pequena para comportar o público e quem foi não se arrependeu.
Presente de Vô é o mais recente trabalho do renomado grupo de teatro Ponto de Partida, elaborado para homenagear os 15 anos do Projeto Meninos de Araçuaí. O espetáculo reúne quatro histórias que se entrelaçam e formam um conto de personagens que divertem pessoas de todas as idades e que fazem lembrar o tempo da infância.
Com cerca de 60 pessoas se revezando no palco e uma trilha sonora executada por músicos e pelos próprios atores durante a apresentação, o espetáculo encantou o público patense. Jovens, adultos e crianças deram boas gargalhadas com as histórias contadas pelo avô Cambeva e sua neta Delinda, pelo ajudante Tuzébio, pelas sonhambulantes e por Temporina que ficou sem cor depois de perder as memórias da infância.
A programação do Balaio 2015 continua nesta sexta-feira (04) com uma série de espetáculos a partir das 18 horas. Tem seresta, exposições de artes, banda de música, shows musicais, Moçambique o resgate da tradição da Recomenda das Almas, roda de capoeira, teatro e o Ballet Sesi Minas com o espetáculo Lago Brasil. Todas as apresentações tem entrada gratuita para o público.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Balaio