Balaio de Arte e Cultura abre espaço para a dança e Ballet Sesi Minas encanta o Público
A segunda noite de espetáculos do Balaio de Arte e Cultura 2015 abriu espaço para a dança. Na praça do coreto, grupos de Patos de Minas apresentaram coreografias variadas em diferentes estilos. Na Praça do Fórum, o palco principal recebeu o Ballet Sesi Minas com o espetáculo “Lago Brasil”. A apresentação encantou o público que lotou todos os espaços.
A noite estava apenas começando quando as apresentações começaram a acontecer. As manifestações culturais na Praça do Coreto chamaram a atenção. Teve apresentação de Moçambique e o Resgate da Recomenda das Almas. Tradição dos antigos, que percorriam as casas de madrugada entoando cânticos e orações fúnebres, chamou a atenção.
No Teatro Municipal, o Grupo Tupam apresentou a peça Escola de Mulheres. O espetáculo é uma adaptação do texto de Moliére que traça um paralelo entre a dominação e subjugação conjugal no contexto do preciosismo francês do século XVII. Numa nova roupagem, com tradições, músicas e cultura mineira, o espetáculo anuncia a história de Arnolfo, um solteirão que vive para denunciar as desventuras de maridos traídos, mas que também resolve se casar.
Ao mesmo tempo em que o Grupo Tupam provocava um Teatro lotado, os grupos de dança de Patos de Minas arrancavam aplausos na Praça do Coreto. Foram diversas apresentações, em diferentes estilos. As bailarinas da academia Lúcia Queiroz adotaram movimentos dos bichos e impressionaram o público com uma coreografia ousada e impactante.
O palco principal ficou por conta do Ballet Sesi Minas. A companhia criada em 1990 é formada por jovens bailarinos e tem a tarefa de levar a arte da dança para os mais diferentes públicos. Em Patos de Minas, o Ballet Sesi Minas apresentou o espetáculo “Lago Brasil”, uma adaptação de “Lago dos Cines”. O clássico de Tchaikovsky - que conta a história de amor entre o príncipe Siegfried e a princesa Odette, transformada em cisne por uma maldição que só poderá ser revertida após a comprovação do amor verdadeiro - ganha uma releitura brasileira neste espetáculo, com irreverência de ritmos e sons bem característicos, de modo a mostrar um país eclético e miscigenado. Após uma hora de espetáculo, os bailarinos foram aplaudidos de pé.
A noite ainda teve um quinteto de metais no Palco Mais que animou o público. Um presente para os patenses que gostam da arte e da cultura. Além disso, o Balaio 2015 tem feito sucesso com as delícias oferecidas na Feira de Alta Gastronomia. Os elogios pela organização e pela qualidade dos espetáculos é uma constante entre os presentes.
E hoje a noite tem mais. O programação deste sábado (05) do Balaio de Arte e Cultura terá Ivan Rosa e convidados no Coreto, Capoeira, Moçambique, Seresta, Grupos de dança, Companhia Tribus e o espetáculo Operilda na Orquestra Amazônica no Palco Principal. Todas as apresentações são gratuitas.