O Balaio de Arte e Cultura é uma instituição que realiza um evento anual multiartístico e cultural desde 2011, na cidade de Patos de Minas. O evento foi pioneiro na ousadia de convergir o popular e o erudito, o artesanato e as artes visuais, a música, a literatura, a fotografia, a dança e o teatro, a gastronomia e a arquitetura, as tradições e a história, tudo em um espaço comum de discussão, criação, apresentação e entretenimento em meio à remarcação da natureza cultural patense. O Balaio nasceu com o intuito de devolver à festa tradicional da cidade a identidade da Arte regional e dos movimentos culturais.

Em 2011, Cláudio Nasser, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, sua esposa, a psicóloga e escritora Regina Maria de Faria Carvalho, e o professor de português Alexandre Pereira Magalhães iniciaram o projeto, que aconteceria como mais um atrativo da Festa Nacional do Milho. Eles convidaram um curador de cada segmento artístico e, já no primeiro ano, realizaram uma modesta mostra de todas as artes e movimentos culturais, além de homenagens aos artistas locais.

O movimento, tímido no primeiro ano, ganhou o bom olhar da população e, a partir de 2012, adquiriu a atenção do público que frequentava a Festa Nacional do Milho. Em 2013 e 2014, com uma estrutura cada vez mais ousada, acolheu vários espetáculos, exposições de artes visuais, literatura, documentários, tradições e oficinas de gastronomia. Em 2015 e 2016, o Balaio ganhou as ruas da cidade, conquistando um público cada vez mais amplo e consolidando a união dos artistas, a fim de fazer o evento perdurar e, de fato, devolver à cidade sua vocação maior: a Arte e a Cultura.

O Balaio de Arte e Cultura é um movimento diplomático que nasceu com a missão de transformar Patos de Minas na cidade da arte e da cultura. O evento reúne todas as formas de arte e manifestações culturais no centro da cidade. Ocupa três praças da Av. Getúlio Vargas, com o Teatro Municipal, a Galeria do Teatro e o Museu da Cidade. O Balaio democratiza o acesso às artes, alcançando todas as faixas etárias e todas as classes sociais de forma digna e estruturada. Todos os espetáculos têm entrada gratuita. A cidade é beneficiada com o projeto, pois desenvolve-se culturalmente. Os artistas e suas obras são recebidos com dignidade e interesse; os parceiros se tornam agentes diretos na transformação social e cultural de um povo.

O Balaio se tornou uma Associação no dia 5 de Novembro de 2014. Em 2015, a Associação Balaio de Arte e Cultura assumiu o evento e o realiza com seriedade. Oferecemos uma grade de espetáculos e exposições com mais de cinquenta atrações diferentes e um público de mais de 50 mil pessoas durante os 6 dias de programação. A cidade o reconheceu como um evento de peso na região e o consagrou digno de participação no calendário da mesma. A quinta edição foi uma das mais sensíveis e marcantes que já se realizou. Tivemos como grande desafio realizar o evento em pleno centro de Patos de Minas. Foi como romper o silêncio da verdadeira vocação da cidade, que nasceu com o ideário da civilização, e proporcionar espetáculos dedicados ao riso, ao espanto, à alegria de um povo e seus visitantes. Uma grande Galeria a céu aberto, a democratização da alta gastronomia, espetáculos diversos, manifestações culturais. Foram 1.537 artistas envolvidos, várias companhias e espetáculos de diferentes lugares do Brasil.

Em 2016, nosso objetivo final foi além de produzir uma mostra onde as manifestações artísticas estivessem em voga, despertássemos a consciência da responsabilidade das instituições no desenvolvimento cultural da cidade. Mais de dois mil artistas e vários movimentos culturais estiveram presentes no nosso palco. O público prestigiou, como em todos os anos, com uma gentileza e espontaneidade ímpar. Neste mesmo ano, o Balaio de Arte e Cultura foi consagrado pela lei de Utilidade Pública.

O projeto conta com o essencial apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, sem a qual grande parte dos apoios recebidos para a realização do evento não seria viável. Nesse sentido, o Balaio espera continuar se posicionando como importante iniciativa cultural a grupos e segmentos pouco apoiados na cidade, como a música erudita, a música instrumental, as artes cênicas, as artes visuais e a literatura. Assim, é preciso reiterar que boa parte da classe artística desses segmentos aguarda, ano após ano, a realização do evento, justamente pela escassez de ações que estimulem seus trabalhos.

Em Janeiro de 2017, juntamente com Filarmonie Escola de Arte, a Associação Balaio de Arte e Cultura trouxe à Patos de Minas o Curso de Percussão Corporal e Rítmica, ministrado pelo Professor Alexandre Mono, que participou do grupo de estudos Barbatuques, um dos maiores grupos de Percussão Corporal do Mundo.

Visando dar continuidade e estimular a Cultura e a Arte, a ABAC (Associação Balaio de Arte e Cultura) se aliou, durante todos esses anos, a diversas companhias de espetáculos do Brasil e iniciativas pioneiras na Cidade, por exemplo, com a criação da Primeira Orquestra Filarmônica de Patos de Minas.

Cias que estiveram no balaio de arte e cultura:

Giramundo - Teatro de Bonecos

Grupo de Teatro Ponto de Partida

Grupo ARUANDA

EMCANTAR - Grupo Teatral

Ballet SESI MINAS

O Teatro Mágico

Operilda e a Orquestra Sinfônica do Amazonas

Orquestra de Chellos de Uberlândia - UDI Chello

Orquestra Jovem de Uberlândia

Flávio Venturini

Paulinho Pedra Azul

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Ballet do Palácio das Artes

Grupo Primeiro Ato

Diversos Escritores, Chefes de Gastronomia, Artistas das Artes Visuais no Cenário Mineiro e Brasileiro.

instituições como:

Ministério da Cultura de Minas Gerais

Fundação Clóvis Salgado

Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Câmara Municipal de Patos de Minas

SEBRAE

FIEMG

SESI MINAS

SESC

Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas (ACIPATOS)

Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

E várias empresas de Patos de Minas e da região apoiam e patrocinam o evento.

Cada ano, a Associação Balaio de Arte e Cultura (ABAC) organiza uma nova edição, pensando em surpreender ainda mais seu público e aprimorar a arte em todos os segmentos artísticos priorizando e incentivando produções e exposições locais, inéditas e com peso maior para as criações indenitárias.

Em 2019 o tema “Brasil dos quintais da arte” busca explorar a grandiosidade da cultura nacional. É importante destacar que todos os espetáculos são desenvolvidos especialmente para o Balaio de Arte e Cultura, tendo assim suas estreias durante o evento.

Balaio Arte e Cultura 2019 – Brasil dos quintais da arte

Abramos as portas.

De 14 a 19 de agosto. Avenida Getúlio Vargas, Patos de Minas – MG.

14 a 18 DE AGOSTO

AV. GETÚLIO VARGAS

Criado por agência Crivo e produzido por Aqua Interativa