O Balaio de Arte e Cultura de Patos de Minas, edição 2019, promete ser um evento sensível, aberto aos diversos quintais da arte brasileira. Só o Brasileiro é o Brasil. Sua arte, seus caminhos, sua esperança e seus protestos serão matéria da edição do Balaio 2019. Durante cinco dias de evento, doze espetáculos, incluindo dança, teatro e música, estarão na programação.

Dentre as apresentações, destacamos os espetáculos orquestrais, os quais reunirão músicos de diferentes regiões do país. A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas prepara seu novo concerto desde janeiro e, além de músicos locais, receberá instrumentistas de Uberlândia, Trancoso, São Paulo, Natal e Brasília. Com um concerto inédito, “Brasil, Meu Amor”, dedicado à valorização da música erudita e popular brasileira, a Orquestra se propõe a devolver o sentimento de pertencimento, de despertar e abrir portas nos diversos quintais da música brasileira, passando pelos movimentos mais expressivos da mesma. Mais de oitenta músicos ocuparão o palco neste dia. Nunca a Orquestra foi tão longe. Alguns dos convidados para este concerto são: Felipe Oliveira, spalla da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo; Alex Queiroz, contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Brasília; Ezequiel Urbano, cellista de Uberlândia; e o Maestro Afonso Quianzala. A música tema da edição do Balaio de Arte e Cultura 2019, “Sinfonia do Brasil”, é uma composição de Regina Maria, com arranjos de Júnio César, e integra o repertório especialmente preparado para o Balaio.

Outro espetáculo que também promete encher os ouvidos do público pela qualidade musical e brasilidade é o da Orquestra de Camerata Jovem de Trancoso (BA), que se apresentará no dia 16 de agosto no Palco Espetáculo. Com repertório diversificado, o concerto “Cordas Preciosas” tem conquistado cada vez mais o público do país e do exterior, sendo aplaudido e admirado também por maestros e artistas que simpatizam logo de entrada com sua performance musical. Simplicidade, sensorialidade e precisão nos movimentos empregados no violino, contrabaixo, cellos e percussão levantam o público a cada concerto.

Ainda dentro da programação musical, o quarteto Nos4Nós retoma os quintais da MPB e se apresentará no dia 15 de agosto com o show “Elas Brasil”. Para enriquecer o espetáculo, o quarteto convidará ao palco do Balaio Hamilton Faria, Mateus Dias, Misael Rodrigues e Leonor Júnior.

A banda Pássaro Vivo, após o lançamento de seu primeiro disco, vem para o Balaio de Arte e Cultura apresentar o primeiro show da tour "Sobre Asas e Raízes", que percorrerá o Brasil em 2019 e 2020. O grupo traz para o público mais jovem a música regional popular e o rock psicodélico dos anos 1960 e 1970, incorporados a ritmos do cerrado mineiro, ao fogo da música nordestina e ao gingado da música nortenha brasileira. Com uma formação bastante eclética, essa mistura agrada e surpreende. Vale conferir!

No que se refere aos espetáculos cênicos, teremos as seguintes peças, todas patenses: Francisco - um sol, do Grupo Apoena; Um lugar chamado Brasil, do Grupo Tríade; e Os sem valia, do Grupo Tupam.

Francisco - um sol traz uma pegada generosa do nosso Francisco de Assis. Um homem que renunciou a tudo, menos ao ideal de AMAR. A Trupe de teatro Apoena promete apresentar um espetáculo nada comum dentro de um ambiente lúdico e divertido.

Os Sem Valia, espetáculo do Grupo Tupam, apresenta a vida de três palhaços de folia que, por causa de suas travessuras, acabam por encontrar a morte antes do esperado. Mas a peça não acaba aí. Na presença de Deus, os palhaços refazem seu caminho e têm a chance de voltar a terra como três reis magos.

O grupo Tríade, por sua vez, encenará o espetáculo teatral Um lugar Chamado Brasil. Em nós vivem milhares de brasileiros, mestiços na carne e no espírito. Somos Marias, José, ele, ela. Somos povo que quer ver a esperança brotar.

A Cigarra e a Formiga, sim, senhor! é o único espetáculo de teatro produzido fora de Patos de Minas. O renomado e premiadíssimo grupo nordestino Cara Dupla Coletiva de Teatro vem de longe para se apresentar no Balaio. A história remonta à fábula da formiga e a cigarra, de autoria do escritor francês Jean de La Fontaine. Mas o que parece lugar comum vem com uma nova roupagem e desta vez a grande aposta é despertar dons artísticos na criançada. Será que a cigarra conseguirá vencer o inverno sem recolher uma folhinha sequer?

A curadoria de dança traz para o Balaio 2019 três Cias de dança patenses. O grupo Garra oferece o espetáculo “Brasil, Mostra a Sua Cara”, inspirado no trabalho de Cazuza. Além das músicas do cantor brasileiro, outras ganham destaque, como canções de Elis Regina, Caetano Veloso, João Gilberto e Jorge Ben Jor. Trinta e cinco bailarinos ocuparão o palco num espetáculo marcante e bastante expressivo.

Invictus Dance Team traz a montagem “Aquarela”, uma alusão à junção de diversas tintas, cores e fenômenos artísticos que retratam a diversidade do povo brasileiro. O Grupo cuida impecavelmente de todos os detalhes do espetáculo, desde o cenário feito por eles mesmos, até a seleção de músicas brasileiras de altíssima qualidade. Coreografias refinadas no amplo do corpo em movimento que surpreende e aplaca qualquer obstáculo.

Outro grupo de dança patense, Emergentes, se apresentará no Balaio com o espetáculo “Movimentos Progressos”, que pretende mostrar no palco a diversidade cultural desta pátria chamada Brasil.

Na Casa Arte Palavra, exposições de artes visuais (fotografia, pinturas, esculturas, ilustrações) se mesclarão com músicas eletrônicas numa proposta de arte contemporânea. A ideia é que a Casa também seja uma tenda para aqueles que curtem arte de qualidade e o fazem num ambiente interativo, propício à crítica mais ampla, descontraída. Para os entendidos da vibe proposta pelo curador, Gabriel CZ, a palavra correta para isso é “chill out”. Entre os artistas da mostra contemporânea estão os fotógrafos Lívio Soares, Alexandre Rosa, Bruno Bernardes e o próprio curador, Gabriel CZ; o escultor Luís Carlos; os pintores Cristiano Fernandes e Rafael Maciel; o ilustrador Lucas Vaz; e os músicos DJ Pedro Mutante e Fabrício Henrique.

Também na Casa Arte Palavra, durante todo o Balaio, como parte das atividades propostas pela curadoria de literatura, uma mídia será utilizada para reproduzir vídeos de slams, campeonatos de poesia majoritariamente feitos por jovens das periferias brasileiras. De acordo com a curadora Camila Dias, a intenção é divulgar o movimento artístico e proporcionar uma experiência diferente com a linguagem poética.

Ainda com a literatura, o Prêmio Literário Juca da Angélica está de volta, em sua terceira edição, dando espaço para escritores da cidade. Teremos também uma proposta nova, o Café com letras patenses. Escritores locais que lançaram livros recentemente ou irão lançar serão convidados para, juntos, apresentarem suas publicações. Uma tarde de autógrafos para estimular a leitura e a circulação de tais obras. Por fim, a curadoria traz o Trio José, grupo musical paulista que fará uma retomada da “puesia” de Juca da Angélica, poeta de Lagoa Formosa, num espetáculo refinado e de muito bom gosto.

A Gastronomia volta com o ENCONTRO MAIS QUE GASTRONOMIA, disponibilizando para o público cervejas artesanais e pratos variados feitos com arte e sabor. Um grupo formado por vários restaurantes e chefs patenses deixa seus estabelecimentos e se junta ao Balaio para rechear nossas noites.

Antes, porém, de começar o Balaio, e também durante o evento, todos os grupos de Yoga da cidade oferecerão vários horários para a prática na praça. A intenção é abraçar a causa, divulgar e purificar as intenções do evento. A cada ano mais praticantes da Yoga se juntam a esse movimento único de amor.

Mas a prática de exercícios saudáveis não para por aí. A SANTÉ inova e este ano traz o Movimento Inteligente (MIT) para a praça. Desenvolvido para todas as idades, o MIT é voltado para aqueles que desejam movimentar o corpo de forma diferente e divertida. Essa é uma proposta que não pode faltar no Balaio e acontecerá nos dias 15 e 17 de agosto, às 9h, na praça do evento.

O Balaio de Arte e Cultura deste ano amplia sua atuação e inaugura o Balaio Social com o projeto Agracia, que visa estender a arte para instituições diversas de Patos de Minas. Algumas das atividades realizadas nessas instituições serão exibidas nas escadarias do Fórum. Outras serão representadas nas contações de histórias, nas fotografias e em artigos de divulgação. A proposta é construir e expandir o Balaio durante todo ano, oferecendo gratuitamente àqueles que têm menos condições a possibilidade de vivenciar e experimentar a arte.

Muitas surpresas para esta edição. Abriremos as asas do mundo artístico para todos os recantos da cidade em mais um ano de muito trabalho. A Associação Balaio de Arte e Cultura (ABAC) pretende reacender a chama de cada brasileiro junto aos movimentos artísticos e culturais. Entre os dias 14 e 18 de agosto de 2019, Patos de Minas se chamará Brasil.

Regina Maria

Curadoria do Balaio de Arte e Cultura 2019

5

DIAS DE EVENTO

30

HORAS DE ESPETÁCULOS

20.000

METROS DE ESTRUTURA

50.000

PESSOAS

14 a 18 DE AGOSTO

AV. GETÚLIO VARGAS

Criado por agência Crivo e produzido por Aqua Interativa