CURADORIA LITERATURA

Para a edição deste ano do Balaio de Arte e Cultura, a curadoria de literatura espera trazer um pouco desse universo para o público. Levando em consideração a temática do evento, O Brasil de todos os quintais da arte, as atividades propostas foram pensadas com o intuito de enaltecer a diversidade no que se refere à produção artística e literária feita dentro e fora de Patos de Minas.

Voltado para estimular novos escritores, o 3º Prêmio Literário Juca da Angélica espera dos participantes sensibilidade e criatividade na transformação de seus olhares subjetivos e ficcionais da realidade em elementos de identificação coletiva. Na particularidade de cada escritor, inevitavelmente presente em sua escrita - em seu traço -, está a gênese de mais uma narrativa sobre o Brasil, sua gente, suas esquinas e quintais, sua humanidade e seus afetos.

A fim de enriquecer a programação de espetáculos do Balaio, a curadoria de literatura convidou o Trio José, grupo musical formado no interior paulista em 2009, na cidade de São José dos Campos. O primeiro disco do Trio, "Puisia" (2014), inclui canções baseadas nos versos do poeta Juca da Angélica, natural de Lagoa Formosa. É com esse repertório, além de composições autorais, que o grupo se apresentará na última noite do evento.

Por fim, mas não menos importante, marcaremos um encontro com escritores locais para que suas últimas produções sejam compartilhadas com o nosso público. O Café com letras patenses pretende reunir escritores e leitores - já fieis e novos amantes da literatura -, para estimular o diálogo e a circulação dessas publicações. O encontro acontecerá na Casa Arte Palavra, onde disponibilizaremos também, durante todos os dias do evento, alguns vídeos de slams. Os slams são campeonatos de poesia majoritariamente feitos por jovens das periferias brasileiras. O propósito dessa instalação é apresentar o movimento artístico, estimular a reflexão e escutar o que esses jovens estão dizendo, por meio da poesia, sobre suas próprias realidades.

14 a 18 DE AGOSTO

AV. GETÚLIO VARGAS

Criado por agência Crivo e produzido por Aqua Interativa