Cinema

Um mundo de Animações Brasileiras

   Para realçar o Prêmio Literário Juca Da Angélica que premiará escritores, ilustradores e animadores de nossa região fizemos uma pesquisa sobre a história das animações no Brasil.

   A história começa desde os tempos do cinema mudo e continua até o momento atual.

   Émile Reynaldo criou o primeiro praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens e filmes de aproximadamente 500 a 600 mil imagens projetados no seu theátre Optique no Museu Grevin na França em 1892.

   No Brasil o primeiro filme animação a ser lançado foi um curta-metragem comercial denominado Kaiser, produzido pelo cartunista Álvaro Marins em 22 de janeiro de 1917. Mas se tem notícias de que em 1910 foram produzidas pequenas experiências de animação.

   Mas apenas em 1950 que o mundo conheceu de fato o mundo animado com produções admiráveis. O primeiro longa-metragem desenhado a mão no Brasil foi Sinfonia Amazônica produzido por Anélio Lattini Filho em 1953. Apesar da animação ter apenas 15 minutos foi catalogada como longa-metragem.

   Em 2003 e 2004 os episódios da Turma da Mônica uma animação melhorada com os lançamentos da Paramount e mais tarde foram chamados Cine Gibi.

   O grilo feliz e os Insetos Gigantes em 2009 foram lançados no exterior. muitos outros filmes foram feitos tanto para fins de comerciais ou para fins de Arte neste período em diante.

   Com o avanço do apoio cultural da Ancine as animações brasileiras tomaram pé e fé. Tiveram incentivo ainda maior nos canais brasileiros como TV Brasil, rede Globo, Cartoon Network e Discovery kids. No concurso ANIMATV em 2009, vieram no ano seguinte as animações tromba trem e Carrapatos e Catapultas. Por aí dispararam as séries infanto-juvenis, tais como Sítio do Pica Pau Amarelo, Historietas Assombradas, Nilza e os Desastronautas, Osmar, A primeira Fatia do Pão de Forma em sua maioria promovidas pelo Cartoon Network e Discovery Kids.


Entre os destaques desde 2011:
Brasil Animado - Mariana Caltabiano - primeiro filme a usar 3D.
Brichos - Uma história de Amor e Fúria 2013
O Menino e o Mundo - que ganhou o mundo em 2014.
As aventuras do Avião Vermelho - 2014, baseado e adaptado em um livro de literatura infantil de Érico Veríssimo.

   Entre 2014 a 2016 várias séries animadas brasileiras vieram a público tais como: irmão do Jorel, Zica e os camaleões, X-coracao, Dino Aventuras, a versão animada de Brichos, o Diário de Mika, Gemini 8, o Show da Luna, Turma da Mônica Jovem, SOS fada Manu, Tronquinho e Pão de Queijo. A versão animada de Carrosel, os Under-Undergrounds. E conquistando fama na internet, como a YouTube fictícia " Any Malu" da webserie: O Mundo Surreal de Any Malu, produzido pelo Combo Studio.

Fonte: Wikipedia

Animações brasileiras que você precisa conhecer:
http://www.cinepipocacult.com.br/2016/01/animacoes-brasileiras-que-voce-precisa.html