Literatura

Compositores e poetas letristas de Patos de Minas
serão homenageados pela literatura no Balaio 2017

Curadoria: Regina Maria

    Mais de 50 compositores e poetas letristas estarão no acervo sobre a música de Patos de Minas na Casa Arte Palavra, estrutura criada para o Balaio de Arte e Cultura - 2017. Um rico documentário vai contar a história desses compositores, mostrar suas obras, e ficará exposto em totens eletrônicos nos cinco dias de exposições propostos para a Literatura, junto às artes visuais. O trabalho contribuirá para a pesquisa  e para o acesso do público às várias épocas, estilos e tendências musicais da região. 

    Compositores traduzem na música a sua sensibilidade. A qualidade de suas composições e letras é reflexo do talento indescritível e marcante de nossa terra. Muitos dos trabalhos documentados são inéditos e desconhecidos pelo público geral. Jamais se reuniu tantas pessoas ligadas à música, desde os mais novos até os que já não se encontram mais entre nós e os que deixaram suas canções em nossa memória e em nossa saudade.

    O ponto comum entre esses compositores e poetas é o amor incondicional por nossa cidade, uma vontade implícita de dar vazão ao sentimento e provocar o encontro com suas raízes. Ao desenvolver este acervo, a equipe de trabalho teve momentos de espanto, alegria, sensibilidade e aprendizagem. "Ficamos imensamente tocados, não imaginávamos a riqueza cultural e artística desses compositores. Suas músicas, suas  histórias, seu riso e alegria em poder falar de seu trabalho. Às vezes de uma vida no quase anonimato,  foram únicos para nossa convivência", falam com entusiasmo Dennis Lima e Rodolfo Magalhães que acompanham a pesquisa de perto. Um sentimento de honra perpassou o olhar de todos os participantes e equipe de jornalistas e escritores responsáveis pela construção do acervo. Esta será a homenagem aos nossos artistas poetas  e músicos da região. SENTIMENTOS QUE COM CERTEZA SERÃO  levados ao público no Balaio de 2017, através da obra de tanta gente boa! 

    No Balaio 2017, a Filarmonie Escola de Arte fará um Concerto (Partilha) em homenagem a alguns compositores patenses.